sábado, 16 de maio de 2009

MEDIDAS DE PESO OU MASSA - o quilograma e o grama


Esta semana aprendemos o quilograma (Kg) e o grama (g).

Vimos que todos os corpos têm massa. Para medirmos a massa de corpos ou objectos necessitamos de uma balança.


Vimos igualmente que a unidade principal das medidas de massa é o quilograma (Kg) e chegámos à conclusão que para comparar a massa de objectos muito pequenos utilizamos o grama (g).


O quilograma é 1000 vezes maior que o grama:
1 Kg = 1000 g

Se dividires 1 Kg de farinha em 10 partes iguais, cada uma dessas partes pesa, aproximadamente, 100 g. Então:

1/10 x 1 Kg = 100 g
0,1 x 1000 g = 100 g

Repara no seguinte esquema:


Chegámos à conclusão que:

1 Kg = 1000 g
1/2 Kg = 500 g
1/4 Kg = 250 g
1/8 Kg = 125 g


Esperamos que tenham gostado. Quanto a nós...adorámos esta aula!

7 comentários:

Anônimo disse...

ola,adorei dar isto!

Ass:Rafael

Anônimo disse...

Olá a toda a pequenada.
Fico muito contente por saber que as vossas actividades continuam em grande evolução e, como sempre, criativas, originais e de muito interesse pedagógico para quem quer que visite o vosso bonito cantinho.
Parabéns e continuação de grandes e boas aventuras.

Uma fã e amiga

Anônimo disse...

Olá professora e colegas.Gostei muito desta postágem nova,e do nosso bom trabalho.Espero que esteja tudo bem com voces.Beijinhos.Rute Maia.

Anônimo disse...

Ola , adorei dar o kg . Foi muito divertido e engraçado .Fizemos muitas coisas e exercicios.
Bjcs Ines *****.

Anônimo disse...

ESTA AULA FOI MUITO DIVERTIDA
ASS:Filipa Perdigão

FEITICEIRA disse...

eu adorei muti eu gosti de lequituria.QUE DEUS TE ABENÇOE BEIJOS DE:



FEITICEIRA

Anônimo disse...

ola , eu fiquei bem feliz de encontrar aqui aprendi muito.
eu acho que agora eu vou tirar 10
em matematica so por causa daqui
Obrigado de voces estarem a qui para fazer da gente inteligente.
Fique sempre assim , que nunca mude.

beijinhos...