sexta-feira, 22 de maio de 2009

A hora, o minuto e o segundo

Esta semana falámos de horas, minutos e segundos. Embora no ano passado já tenhamos tido oportunidade de falar sobre este tema, este ano aprofundámo-lo um pouco mais.
Os instrumentos da vida corrente utilizados para medir o tempo são os relógios e os cronómetros. Existem muitas variedades de relógios. Observa alguns...

Recordámos que o dia tem 24 horas.
1 dia = 24 horas

O ponteiro pequeno marca as horas

O ponteiro grande marca os minutos


Que uma hora tem 60 minutos.
1 hora = 60 minutos


Vimos que:
1 minuto = 60 segundos

1/2 x 1h = 30 minutos

1/4 x 1h = 15 minutos

Numa hora, enquanto o ponteiro das horas avança para o número seguinte, o ponteiro dos minutos dá uma volta completa.
O ponteiro dos segundos dá uma volta completa num minuto.

5 comentários:

Anônimo disse...

ola,as horas são importantes porque sem elas não sabiamos a que horas estávamos!!!!!!!!!!!!!!!
Adorei dar isto!!!!!!!!!

Ass:Rafael

Anônimo disse...

Olá a todos os meninos da sala 10 da minha mãe.
Quero dizer que gosto muito dos relógios que a minha mãe esteve a pôr no vosso blog. São dois relógios muito bonitos. A minha mãe só faz coisas bonitas para o blog de vocês todos. Eu ainda não sei ver as horas, mas vou aprender. Eu sei que alguns de vocês já sabem ver as horas.
Eu gosto muito de vocês e quero mandar um grande beijinho e um abraço para a Andreia e para todos os meninos. Um dia qualquer vou à vossa escola para vos visitar. Tenho saudades dos vossos animais.

Beijinhos

Ana Rita (5 anos)

Anônimo disse...

Ola prof.
a postagem esta girissima




francisco gomes

Anônimo disse...

OLA A TODOS
ADOREI DAR AS HORAS TAMBEM GOSTO MUITO DOS RELOGIOS PRF.
UM GRANDE BEIJINHO PARA A "ANA RITA" ATE QUALQUER DIA.
ASS:FILIPA PERDIGAO

Anônimo disse...

oi, estou aprendendo as horas, não consegui fazer um problema quer pergunta assim:

O João levantou-se quando passava um quarto de hora das sete horas. Eram ... horas?

Você pode me explicar? Obrigado

Luana